Solitude
junho 13, 2018
Saudade
agosto 13, 2018

Limpe meus olhos!

Desde que me entendo por gente eu uso óculos. Não me lembro quando foi o primeiro. Já tentei lente, pensei em cirurgia, mas no final das contas, acabo comprando uma nova armação. Eu tenho astigmatismo e sem os óculos, enxergo tudo desfocado. As coisas e as pessoas viram um grande borrão. Acredito que já me acostumei com a ideia de sempre precisar de algo que “limpe meus olhos”, para enxergar as pessoas e os relacionamentos exatamente como eles são, sem distorções.

Eu já enxerguei muita gente de forma desfocada, fisicamente e emocionalmente. Olhei imaginando alguém e quando limpei “meus óculos” não era a imagem verdadeira. Era um apenas um borrão do outro.  Uma imagem destorcida da verdade. Estamos sujeitos a isso todo dia em nossos relacionamentos.

Sim, olhar e enxergar, muitas vezes são coisas diferentes. Olhamos, mas nossa mente decodifica outra coisa, não a realidade. Ressignificamos muitas situações e pessoas a partir das nossas expectativas, e na maioria das vezes isso dá errado. Estamos em muitos momentos olhando, mas enxergando tudo com o foco desajustado. Alimentando esse borrão que criamos.

A partir disso começamos a esbarrar em tudo. Completamente perdidos. Diminuímos funções importantes de algumas pessoas  em nossa vida, por causa da imagem cheia de ruídos que criamos. Damos papeis  muito importantes para  pessoas  frágeis e exigimos lugares que elas ainda não conhecem.

Cobramos posturas, exigimos direitos, não enxergamos as limitações do outro e tudo vira uma grande frustração.

Talvez devêssemos reaprender a ver e ser visto. Dar tempo para o foco ser reajustado e dar tempo para o outro nos enxergar por inteiro. As vezes somos também o borrão de alguém, ele nos enxerga mas sua mente nos transforma em outra coisa.

Demora se livrar do borrão. A gente precisa meio que reaprender a enxergar. Limpar os olhos nos ajuda a ver apenas a verdade. Não podemos ser enganados por um borrão, uma imagem falsa que criamos.

Estar conectado com Deus limpa meus olhos e me faz ver a verdade plena e pura. A verdade e a liberdade andam juntas e me dão a segurança que preciso. Clareiam a minha alma e me libertam de qualquer borrão.

E você? como tem enxergado?